terça-feira, 25 de novembro de 2014

VOCÊ SABIA???

Você sabia que o fermento biológico, esse utilizado para fazer pães e pizzas em geral, são compostos por FUNGOS?



Não, você não leu errado! São compostos por fungos mesmo e não precisa fazer essa cara de nojo!

A maioria das pessoas associam fungos somente a bolores e mofos em geral, que causam doenças, estragam os alimentos, etc. Mas, não podemos esquecer dos famosos champignons que são utilizados na culinária em diversas receitas. Eles são pequenos cogumelos comestíveis, ou seja, são fungos.


 Champingnons em conserva

Champingnons refogados

Os fungos presentes no fermento biológico são microscópicos e são chamados de leveduras (Saccharomyces cerevisiae), que vivem no ar e nas superfícies de coisas. Quando elas entram em contato com a massa do pão, alimentam-se dos açúcares, eliminando, ao mesmo tempo, álcool e gás carbônico. Esse processo é conhecido como fermentação ou levedação.

Saccharomyces cerevisiae

O gás carbônico é responsável pelas bolhas que se formam na massa do pão e por fazê-la aumentar de tamanho. Já o álcool evapora quando a massa é levada ao forno (por isso não há qualquer tipo de risco de alguém ficar bêbado!) e as pobres leveduras, depois do trabalho todo, morrem todas!  Por isso temos pães tão saborosos e fofinhos! 


Porém, é importante que você não confunda o fermento biológico, usado para pães e pizzas com o fermento químico, usado para bolos. O fermento químico é composto por bicarbonato de sódio (NaHCO3) que, após uma reação química, é transformado em gás carbônico e água. Esse tipo de reação é auxiliada pelo aumento da temperatura, no caso do forno, e só acaba quando todo o fermento reage.

Referências:

Google Imagens
Invivo (http://www.invivo.fiocruz.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário