sábado, 22 de novembro de 2014

Micro-organismos estão por toda a parte!

Diariamente entramos em contato com vários seres microscópicos (bactérias,vírus, fungos e esporos) em todo tipo de ambiente. Por isso, devemos conhecer alguns métodos de limpeza, desinfecção e esterilização para nos livrar desses seres que, muitas vezes, são nocivos à nossa saúde. 
  • Limpeza


Este método é o mais conhecido e mais acessível. Com o bom e velho detergente, sabonete e auxílio de uma bucha ou escova, podemos eliminar 95% das bactérias e esporos que vivem espalhados em nossas casas, por exemplo. Há aqueles que estão pelo ar que respiramos, se comportando como partículas. Nesse caso, é SEMPRE importante lavar as mãos para se evitar a contaminação. 
  • Desinfecção





Outro método mais eficiente que a limpeza é a desinfecção. Sua eficácia é tão grande que pode eliminar até 98% dos micro-organismos em certos ambientes. Os produtos mais utilizados para esta etapa são o álcool e o cloro. O álcool deve ser utilizado diluído com água, o famoso álcool 70%, ou seja, 70% de álcool misturado a 30% de água. Isto é necessário para que o álcool não evapore com muita rapidez e permita que ele seja absorvido junto com a água, matando assim mais bactérias e fungos.

  • Esterilização

Este é o método que consegue eliminar 100% dos micro-organismos. A esterilização é uma forma mais sofisticada e é recomendada, por exemplo, em salões de beleza. Utiliza-se uma autoclave, que é um aparelho utilizado para matar organismos vivos através do calor úmido sob pressão. 



Há também a utilização de banhos com luz ultravioleta (UV) feitos em laboratórios. 

A esterilização é utilizada em muitos alimentos como o leite, gemas e claras de ovos, por exemplo, visando eliminar a bactéria Salmonella spp. Nesse caso chama-se pasteurização.



Referências:

Google Imagens
Biologia Total - Professor Paulo Jubilut   ( http://www.biologiatotal.com.br)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário