segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Você já parou para pensar como o vinho é produzido?



Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária), para se obter 1 litro de vinho são necessário 1,5kg de uvas!

  • Como é o processo?
A colheita da uva normalmente é feita de forma manual. Cada cacho é retirado com uma tesoura específica e são colocados em caixas de plástico ou outro material.



As uvas colhidas são levadas para um galpão e passam por uma máquina chamada de desengaçadeira, onde são esmagadas.

Desengaçadeira

 O cabinhos são separados do mosto (ou suco), que é uma mistura de casca, polpa e sementes, e com isso ele começa a fermentar pelo contato de leveduras do tipo Saccharomyces cerevisiae que estão na casca com o açúcar da polpa.

Saccharomyces cerevisiae

Para a produção do vinho branco, a casca das uvas é descartada. Já nos vinhos tintos, o mosto vai para um tanque, onde é macerado. Nessa etapa do processo, as substâncias que dão cor à casca da uva, antocianinas, passam a colorir todo o líquido e em 4 dias, mais ou menos, o líquido já tem uma coloração bem viva.

Tanque de maceração



Além da produção do álcool, a fermentação libera também gás carbônico, que faz com que o mosto suba e se acumule na parte superior do tanque. Devido a isso, é necessário que se misture o líquido que está na parte inferior do tanque duas vezes por dia para que sua tonalidade fique uniforme.

Passados 4 dias aproximadamente, abre-se um registro na parte inferior do tanque e o líquido é liberado.



A partir daí, adiciona-se à fermentação natural leveduras do tipo Saccharomyces cerevisiae dissolvidas na água para "agilizar" esse processo. O tanque é esquentado a uma temperatura de 30°C e é monitorado diariamente por técnicos. Com 10 a 12 dias o açúcar é transformado em álcool e os técnicos avaliam se está com o teor desejado, ou seja, entre 7% e 14% do volume.

Feita essa análise, o vinho é passado por uma série de filtros com diferentes porosidades para reter, desde pedaços da casca até micro-organismos, para que fique com uma aparência límpida. Após isso, o vinho é envasado e rotulado através de máquinas.

Envasamento do vinho

Dependendo do tipo do vinho, é necessário que as garrafas descansem em caves (adegas) por, no mínimo, 2 anos para que se apure mais o seu sabor, antes de ser comercializado.

Exemplo de uma cave (adega) de vinhos


Alguns dos vinhos comercializados


Portanto, para quem gosta, APRECIE COM MODERAÇÃO!

Referências:

Google Imagens
Mundo Estranho (http://www.mundoestranho.abril.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário